Blog

Maria Callas - Aniversário de 100 anos

“Até a época de Callas, a plateia ia ao teatro lírico para ouvir a música. Muitos ficavam de olhos fechados. Callas abriu os olhos da multidão.”

Nos salões sagrados da história da ópera, existe um nome que ressoa com paixão e drama incomparáveis – Maria Callas. Ao celebrarmos o centenário do nascimento da lendária soprano em dezembro de 2023, dedicamos por aqui um momento para prestar homenagem à mulher cuja voz transcendeu o tempo e cuja presença magnética enfeitou os palcos das casas de ópera mais prestigiadas do mundo.

Maria Callas, nascida em 2 de dezembro de 1923, na cidade de Nova York, filha de emigrantes gregos, tornou-se sinônimo do termo “diva”. Seu extraordinário alcance vocal e performances emotivas a diferenciam como uma artista de brilho incomparável. Conhecida como La Divina, Callas não apenas dominou os aspectos técnicos de seu ofício, mas também trouxe intensidade e autenticidade sem precedentes aos seus papéis, cativando públicos em todo o mundo.

Callas estreou profissionalmente em 1942. Tinha apenas 18 anos, mas deu à personagem Floria Tosca, na ópera Tosca de Puccini, um rasgo de genialidade que fez com que o papel se colasse à sua imagem e voz.

 

Maria Callas La Traviata 1956 La Scala

 

A partir dos anos 1950, Callas começou a apresentar-se regularmente nas mais importantes casas de espetáculo dedicadas à ópera, tais como La Scala, Covent Garden e Metropolitan. São os anos áureos, para ela, a época mais feliz de sua vida. Sua fama como cantora internacional, muitas vezes considerada temperamental pelo seu perfeccionismo.

 

 

Se, em palco, Callas vestia os papéis mais trágicos, viveu paixões e dramas na vida pessoal. Depois do fim de uma relação conturbada com Aristótoles Onassis (que a trocou por Jacqueline Kennedy, com quem o magnata se casou em 1968), Callas tentou reavivar a sua carreira precocemente pausada por problemas nas cordas vocais.

 

 

Vida e tragédia se misturam na vida da cantora e em 1969, interpreta a feiticeira no filme Medea de Pasolini, seu admirador e amigo. Faleceu em 1977, com apenas 53 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Ao comemorarmos o 100º aniversário do nascimento de Maria Callas, é impossível ignorar o impacto duradouro que ela teve no mundo da moda. Além de sua habilidade vocal, Callas foi um ícone de estilo cuja elegância e sofisticação deixaram uma marca indelével.

 

 

Como prova da força em torno de seu nome, ‘Maria’, novo filme estrelado por Angelina Jolie sobre a cantora, está prestes a estrear nos cinemas. Maria Callas tornou-se um mito.

Fotos via: Gallerie D’Italia

 

  

 

SHOP NOW 

 

Post anterior
Próximo post

Todas as ações do nosso site são pautadas por nossa política de privacidade. Aceitando as condições e o uso de cookies, você poderá continuar navegando normalmente.

ACEITAR E FECHAR
×